Antes do Renascimento, artistas, como pintores, escultores, músicos, escritores, entre outros, sobreviviam através de financiamento de alguns mecenas. Esses mecenas eram os comerciantes que fizeram riquezas e acumularam fortunas, com a ampliação do comércio e a diversificação dos produtos de consumo na Europa, graças as conquistas marítimas e o contato mercantil.
Os mecenas incentivaram as artes, o realismo e a representação dos objetos, pessoas e paisagens, tornando as imagens mais familiares. Alguns artistas sobreviviam de outras atuações de seu currículo.
Após o Renascimento, que teve início na Itália e que foi um período onde o homem passa a ter uma nova visão de mundo, o antropocentrismo, os artistas começaram a fazer grande sucesso. Leonardo da Vinci, com a tela “Mona Lisa” ou “Gioconda” , Sandro Botticelli, com a tela “O Nascimento de Venus”, Donatello, que é autor do quadro “São Jorge e Gattamelata”, entre outros grandes artistas, como Willian Shakespeare e Miguel de Cervantes com destaque na ciência.
Portanto, o Renascimento foi o grande motivo para a expressão e conhecimento dos artistas , expondo suas opiniões através da arte.
Créditos: César Augusto Ramos.
Atenciosamente,
Grupo de postagem - 1º Ano A!
0 comentários:
Postar um comentário